FORMAÇÃO EM
PROJECT MANAGEMENT
Formação em Project Management
No contexto atual, de forte disrupção económica, social e tecnológica, é necessária uma preparação e planeamento cada vez mais robustos, aliados a um nível ponderado de agilidade. Para um planeamento base de delineação de objetivos e estratégia, quer pela organização quer pelo colaborador, é necessário um conjunto de ferramentas adequadas de gestão de projetos.
PÚBLICO ALVO
É aplicável a qualquer cargo dentro de organizações que estejam interessadas em aplicar metodologias de gestão de projetos na sua área de atuação.
OBJETIVOS
Conhecer as melhores práticas de gestão de projeto, nomeadamente na aplicação prática de técnicas avançadas de planeamento e controlo de projetos.
METODOLOGIA
Formação Presencial
Formação Online
Participação e Interação
Equipas de Trabalho
Jogos e Exercícios
1. Enquadramento do Ambiente Organizacional
Mundo VUCA e Indústria 4.0
Framework Cynefin (Sensemaking)
Diferentes metodologias de Gestão de Projetos: Abordagem Tradicional (Project Management) vs Abordagem Ágils
2. Enquadramento da Gestão de Projetos
Definição de Projeto
Restrições/Constrangimentos do Projeto
Gestão de Projetos, Programas e Portefólios
O Gestor de Projetos
3. Ciclo de vida dos Produtos e dos Projetos
4. Normalização da Gestão de Projetos
PMBok Guide
Novos Domínios: Pessoas, Processos e Ambiente Organizacional
Pessoas: Gestão de Conflitos, Liderança, Empoderamento da Equipa, Remoção de Impedimentos, Negociação, Trabalho Remoto, Management 3.0
Processos da Gestão de Projetos: Iniciação, Planeamento, Execução, Controlo e Encerramento
Áreas do Conhecimento da Gestão de Projetos: Integração, Âmbito, Cronograma, Custo, Qualidade, Recursos, Comunicações, Riscos, Aquisições e Partes Interessadas
Mapeamento dos Processos
5. Iniciação do Projeto
Desenvolvimento do Termo de Abertura
Identificação das Partes Interessadas
6. Planeamento do Projeto
Definição do Âmbito e da WBS - Work Breakdown Struture
Rolling-wave planning
Método do Diagrama de Precedência
Método do Caminho Crítico
Planear as Aquisições para o Projeto: Especificações do Trabalho das Aquisições - CSOW
Planear e Estimar os Recursos do Projeto: Matriz de RACI
Planear, estimar e orçamentar os Custos do Projeto
Técnicas de Estimativas: Estimativa de PERT, Análoga e Paramétrica
Métodos para análise de dados: Análise de Monte Carlo e Análise do Valor Agregado
Gestão do Cronograma: Gráficos de GANTT e Diagramas de Rede
Gestão do Risco: Estratégias para lidar com ameaças e oportunidades
Gestão das Comunicações e das Partes Interessadas
7. Execução e Controlo do Projeto
Compressão do Cronograma: Crushing e Fast Traking
Realização das Aquisições para o Projeto: Tipos de Contratos
Gestão e Controlo da Qualidade: Análise de Causa-Raiz (Diagrama de Ishikawa), Gráficos de Controlo e Listas de Verificação
Gestão do Risco: Análise do Desempenho Técnico e Análise de Reservas
Análise de Desempenho do Projeto: Gráfico de evolução regressiva de iteração (Burndown Chart)
8. Encerramento do Projeto
Identificação das Partes Interessadas
9. Breve Apresentação dos Métodos Ágeis de Gestão de Projetos
Manifesto Agile
Ciclo PDCA – Plan, Do, Check, Act
Framework Scrum: Valores e Pilares, Eventos, Equipa Scrum e Artefactos
Técnicas de Refinamento (User Stories e Definição de Pronto)
Técnicas de Priorização dos Requisitos/ Funcionalidades (MoSCoW e KANO)
Método Kanban (ferramenta: Trello)
Esta formação oferece uma análise focada na avaliação, governação e gestão de projetos, que confere um contínuo desenvolvimento de competências, assim como a aquisição de conhecimentos, ferramentas e técnicas fundamentais para uma gestão de projetos eficaz e eficiente.
O programa apresenta uma learning journey que integra todas as etapas da análise e gestão de um
projeto, desde a iniciação, planeamento, execução e finalização do mesmo.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Ver Brochura - Project Management
Contacte-nos para saber mais sobre a Formação Project Management