RECURSOS HUMANOS

VISÃO 360º DA SUA ORGANIZAÇÃO




RECURSOS HUMANOS 360º

O capital humano é reconhecido nas organizações como um fator de diferenciação positiva num contexto de economia e competitividade global. Este capital tão importante para as organizações necessita de ser devidamente construído e desenvolvido. Atualmente a avaliação 360º é um método de avaliação de desempenho muito utilizado pelas organizações permitindo a clara identificação dos pontos fortes e das oportunidades de melhoria presentes em cada colaborador, assumindo-se como uma importante ferramenta da gestão estratégica de pessoas.
Com o objetivo de avaliar de forma imparcial, a avaliação 360º é uma metodologia eficaz, com o intuito de identificar e analisar qual a perceção que os colaboradores têm dos colegas.O objetivo é promover uma melhoria contínua dos colaboradores que fazem parte de uma empresa, principalmente daqueles que ocupam cargos de gestão, através de feedbacks pontuais, realizados através de um questionário respondido por superiores, colegas, subordinados, fornecedores e por vezes também por clientes internos e externos. Também é considerada a auto-avaliação que o colaborador realiza, o que lhe dá uma perspetiva ainda mais precisa das suas ações, comportamentos e outros fatores, que o vão ajudar a implementar melhorias e a fortalecer o que for necessário no seu dia a dia de trabalho.
A Avaliação 360°, que também é conhecida como Feedback 360°, Feedback com Múltiplas Fontes e Avaliação Multivisão é uma poderosa ferramenta de gestão estratégica de pessoas e também uma oportunidade extraordinária que empresas e profissionais têm de crescer, através de uma compreensão mais aprofundada sobre seus pontos fortes e sobre os pontos que precisam ser melhorados em suas ações diárias.

Alguns Pontos Chave na Avaliação 360º

  • Capacitação;

  • Atitudes;

  • Competências Técnicas;

  • Pontos Fortes;

  • Oportunidades de Melhoria;

  • Perfil Comportamental.


Um dos pontos fortes da avaliação 360º é a confidencialidade,visto, os resultados de cada colaborador só serem conhecidos pelo mesmo e pelos seus superiores hierárquicos, para que cada colaborador, acompanhado pela sua chefia e pelos responsáveis ​​dos recursos humanos, possam desenhar e potenciar o seu plano de desenvolvimento com base nas oportunidades de melhoria identificadas na sua avaliação. As respostas e opiniões de cada pessoa que intervém no ciclo de avaliação dos seus colegas, chefes e subordinados devem ser sempre anônimas para evitar conflitos e garantir confiança, motivação e honestidade no processo.


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